As tecnologias, que segundo Martinez (2006) representa “estado da arte”
estão presentes na sociedade e já fazem parte do cotidiano dos indivíduos. No entanto, existem pessoas que não conseguem
lidar com as tecnologias digitais ficando à margem da sociedade e sendo
chamados até de excluídos. As conseqüências dessa ausência de conhecimento tem
sido fator determinante até mesmo para o desemprego, pois muitos deles já
exigem o domínio de tecnologias digitais.
Para resolução desse problema, seguindo a orientação de BAGGIO (2003) é
realizada a inserção das TIC nas escolas, principalmente, através da instalação
de laboratórios de informática nas escolas e formação de profissionais para
lidarem corretamente com as mesmas evitando que se mude não apenas os recursos
utilizados, mas, realmente, mudança de metodologia e desenvolvimento de
criticidade em relação as mesmas.
Observando o uso de laboratório na escola da qual trabalho, percebe-se
que os alunos são os principais usuários com a finalidade de realizarem
pesquisa ou outras atividades direcionadas pelos professores como, por exemplo,
postagens em ambientes virtuais como o Thinkquest. Já os professores,
geralmente o utilizam para a realização de aulas utilizando as máquinas, quando
há funcionamento em quantidade suficiente para que todos os alunos possam
utilizá-los, e mais rotineiramente para a exposição de aulas utilizando como
recurso o projetor multimídia. No entanto, ainda é perceptível a quantidade de
alunos que não conseguem dominar bem o uso dos computadores e a escola não
consegue resolver esse problema, pois não tem uma disciplina na grade
curricular para ofertar aos mesmos esse conhecimento.
A chegada desse recurso na escola possibilitou, então, que os alunos
tenham aulas mais diversificadas e mais acesso a informações, no entanto, ainda
é necessário a gerenciar melhor esse processo de modo a tornar os alunos mais
críticos em relação ao uso das tecnologias e que possam compreender que usar
recursos como computadores e celulares não precisa ter a finalidade apenas de
diversão, mas como ferramenta de aquisição de conhecimento.
Portanto, a escola precisa mostrar ao aluno como chegar a essa
consciência através das aulas que forem realizadas em sala ou direcionadas para
realização fora dela.
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