terça-feira, 26 de junho de 2012

A inserção das TIC nas escolas




As tecnologias, que segundo Martinez (2006) representa “estado da arte” estão presentes na sociedade e já fazem parte do cotidiano dos indivíduos.  No entanto, existem pessoas que não conseguem lidar com as tecnologias digitais ficando à margem da sociedade e sendo chamados até de excluídos. As conseqüências dessa ausência de conhecimento tem sido fator determinante até mesmo para o desemprego, pois muitos deles já exigem o domínio de tecnologias digitais.
Para resolução desse problema, seguindo a orientação de BAGGIO (2003) é realizada a inserção das TIC nas escolas, principalmente, através da instalação de laboratórios de informática nas escolas e formação de profissionais para lidarem corretamente com as mesmas evitando que se mude não apenas os recursos utilizados, mas, realmente, mudança de metodologia e desenvolvimento de criticidade em relação as mesmas.
Observando o uso de laboratório na escola da qual trabalho, percebe-se que os alunos são os principais usuários com a finalidade de realizarem pesquisa ou outras atividades direcionadas pelos professores como, por exemplo, postagens em ambientes virtuais como o Thinkquest. Já os professores, geralmente o utilizam para a realização de aulas utilizando as máquinas, quando há funcionamento em quantidade suficiente para que todos os alunos possam utilizá-los, e mais rotineiramente para a exposição de aulas utilizando como recurso o projetor multimídia. No entanto, ainda é perceptível a quantidade de alunos que não conseguem dominar bem o uso dos computadores e a escola não consegue resolver esse problema, pois não tem uma disciplina na grade curricular para ofertar aos mesmos esse conhecimento.
A chegada desse recurso na escola possibilitou, então, que os alunos tenham aulas mais diversificadas e mais acesso a informações, no entanto, ainda é necessário a gerenciar melhor esse processo de modo a tornar os alunos mais críticos em relação ao uso das tecnologias e que possam compreender que usar recursos como computadores e celulares não precisa ter a finalidade apenas de diversão, mas como ferramenta de aquisição de conhecimento.
Portanto, a escola precisa mostrar ao aluno como chegar a essa consciência através das aulas que forem realizadas em sala ou direcionadas para realização fora dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário